Área do profissional

Sorrindo no Parque leva alegria e educação preventiva ao Oratório de Bebé

Sorrindo no Parque leva alegria e educação preventiva ao Oratório de Bebé

A quarta edição do Projeto Sorrindo no Parque reuniu, na tarde desta quarta-feira, 19 de abril, mais de 50 crianças Oratório de Bebé, entre 06 e 14 anos, e acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade Tiradentes (Unit). A ação é uma iniciativa do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) para atuar na educação preventiva de crianças e adolescentes carentes, visando à redução dos índices de cáries e o exercício do seu papel social junto à comunidade.

Para o presidente do CRO-SE, Anderson Lessa Siqueira, o projeto é essencial para que os universitários possam colocar em prática os ensinamentos obtidos na sala de aula. “Também é uma oportunidade ímpar para nós, que somos uma entidade representativa de classe, de aprender com essas crianças e ao mesmo tempo exercer nossa Responsabilidade Social. Para os pequenos, obter esse aprendizado logo cedo é fundamental para que desenvolvam hábitos saudáveis de saúde bucal, que levarão para toda a vida”, avaliou Anderson.

Durante a palestra motivacional que abriu as atividades, os acadêmicos da Unit falaram sobre a importância de manter os dentes limpos para evitar cáries, e ensinaram técnicas de escovação, utilizando personagens de desenho animado e escovas gigantes. De acordo com Anna Camila Souza, acadêmica da Unit, os recursos são utilizados para prender a atenção das crianças. “Dessa forma a gente mantem a curiosidade deles o tempo todo. E isso é bom porque a gente precisa ensinar o jeito correto de escovar e que é preciso também usar fio dental e escovar a língua – algo que a maioria esquece”.

Com apenas 07 anos, Wiliannne Vitória conta que já sabia que precisava escovar a língua, mas que não sabia como era o jeito certo de escovar os dentes. “Eu tinha muita dúvida e não sabia escovar o dente. Eu só escovava de um lado para o outro; acho que foi por isso eu já tive cárie. Mas hoje eu aprendi como é que escova direito: tem que ir da frente para trás, fazer a bolinha e varrer também”, disse satisfeita, após participar da escovação supervisionada.

Professora de Odontopediatria da Unit desde 2000 e coordenadora do projeto de extensão da BB Clínica, Mara Augusta Barreto considera que essa interação entre alunos e comunidade tem um grande papel sensibilizador. “É muito importante para eles poder levar à comunidade o que aprenderam, ajudando a educar a população e atuando na prevenção de doenças da cavidade oral. Além disso, ver de perto os sorrisos dessas crianças é uma oportunidade muito feliz”, finalizou.

Sobre o projeto
Com esta edição, o alcance do Sorrindo no Parque ultrapassa as 300 crianças, desde a sua criação, em 2014. Além do Oratório de Bebé, já foram beneficiados jovens das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Laonte Gama e Sérgio Francisco, bem como do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC). Além da Universidade Tiradentes, apoiam a ação o Sesc, com os escovódromos; e a Colgate, através dos kits de higiene bucal doados aos beneficiários ao final de cada dia de atividade.

 

Confira todas as fotos na nossa Fanpage no facebook: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1481390565238931.1073741922.551893888188608&type=1&l=8506d7e767

 

 

 

 

 

 

Ouvidoria Artigos Dúvidas frequentes